Agrofloresta

A Escola Cultural Mosaico resgata a relação entre a natureza e o universo infantil, uma vez que o espaço da escola, com sua exuberante área verde, foi escolhido intencionalmente como um grande ambiente integrador, potencializando a relação Infância-Natureza para a formação integral da Criança.

Essa integração possibilita que as Crianças percebam, na prática, como se dá a evolução da vida no ecossistema do qual fazem parte, e percebam como os diferentes conhecimentos, que historicamente são entendidos de forma separada, na realidade se integram.

Trabalhando a partir da vivência concreta das Crianças nos espaços com a Natureza, elas observam diferentes processos dos quais fazem parte, percebendo, internalizando e se apropriando de conceitos fundamentais para a vida, como no caso do cultivo de alimentos, e na geração de adubos orgânicos com a compostagem.

Nesse sentido, estas atividades no ambiente escolar se mostram como estratégias para a reconexão cultural das Crianças com a terra, o alimento e o todo, uma vez que muitas esferas dessa interação se perdem no contexto urbano em que vivem, ou nas construções distorcidas do senso comum. Hoje, as Crianças perderam a conexão com os ciclos da natureza e principalmente com o alimento: de onde vem, o tempo e o cuidado necessário para que se desenvolvam, a reciclagem dos resíduos orgânicos e seus impactos.

A Mosaico acredita que toda educação é ambiental, com a qual, por inclusão ou exclusão, ensinamos aos jovens que somos parte integral ou separada do mundo natural. A educação para uma vida sustentável é uma prática que facilita esse entendimento por ensinar os princípios básicos da ecologia e, com eles, incutir um profundo respeito pela natureza, por meio de uma abordagem multidisciplinar baseada na experiência e na observação.

Acreditamos que a educação para uma vida sustentável estimula tanto o entendimento da ecologia, como estabelece vínculos emocionais com a natureza. Por isso, ela faz com que as Crianças se tornem cidadãos responsáveis e preocupados com a sustentabilidade da vida, que sejam capazes de desenvolver uma paixão pela aplicação de seus conhecimentos ecológicos à reformulação das tecnologias e instituições sociais, de maneira a preencher a lacuna existente entre o prático, o humano e os sistemas da natureza ecologicamente.

a horta mosaico

A nossa horta é vista como um “espaço de aprendizagem da vida”, permitindo reconectar as Crianças à terra, aos fundamentos essenciais da comida e à essência da vida, ao mesmo tempo em que integra e enriquece todas as atividades escolares.

Na Escola Cultural Mosaico, com a horta fazendo parte do currículo, compreende-se desde cedo os ciclos naturais de plantio, crescimento, colheita, compostagem e reciclagem. Por meio dessa prática descobre-se que a horta, em sua totalidade, está inserida em sistemas maiores, como teias vivas, com os seus próprios ciclos: os ciclos da água, das estações do ano, do fluxo de energia; todos eles formando conexões na teia da vida planetária.

Com aproximadamente 300 m² de canteiros, as Crianças realizam, com a orientação de nosso profissional de Agrofloresta/Agroecologia, o plantio e a colheita de diversas hortaliças e legumes na Horta Mosaico.

As crianças plantam, observam e acompanham o desenvolvimento das plantas, gerando grandes descobertas, trazendo aproximações simultâneas para o próprio desenvolvimento humano.

Após a colheita, as hortaliças e legumes são processadas em nossa cozinha, coordenada por nossa profissional de Nutrição, com as Crianças identificando as texturas, os sabores, os cheiros, compreendendo as vantagens de uma alimentação balanceada e orgânica, visto que as plantaram, sentindo-se incentivadas a comer o que produziram, favorecendo o processo de reeducação alimentar e, muitas das vezes, levando esta cultura para seus familiares.

Além do processo de plantio, colheita e confecção do alimento, os alunos trabalham a compostagem de todos os resíduos orgânicos da escola, sejam eles provenientes da alimentação diária, ou da própria biomassa morta de nossos aproximados 1.000 m² de área verde ocupados, em sua maioria, por nosso paisagismo ecológico. O produto dessa compostagem é um adubo orgânico rico em nutrientes que retorna à terra no próximo plantio, fechando-se assim o ciclo da vida.

Alguns dos vegetais cultivados na mosaico:

hortaliças e legumes:

Almeirão, Salsa, Abobrinha, Berinjela, Agrião, Rúcula, Coentro, Couve, Mostarda, Beterraba, Pimentão, Cenoura, Batata, Milho, Cana-de-Açúcar, Feijão, Alho-poró, Cebola, Chuchu, Abóbora,  Pimenta, Mandioca, Quiabo, Jiló, Tomate, Alfaces verde e roxo, Repolhos verde e roxo.

Ervas e Especiarias:

Erva Doce, Erva Cidreira, Manjericão, Alecrim, Hortelã, Orégano, Capim Limão, Gengibre.

Frutas:

Jabuticaba, Banana, Tangerina.

PANC's (Plantas alimentícias não-convencionais):

Ora-pro-nóbis, Taioba, Beldroega.