Reeducação Alimentar

a Alimentação

A alimentação na Mosaico assume uma dimensão educativa de suma importância, à medida que faz parte do desenvolvimento pedagógico em um trabalho de reeducação alimentar, na qual a criança entende as importâncias da alimentação para sua vida e saúde, através dos seus valores nutricionais, de sua origem, do destino da comida, da estética, de seu custo e da importância de seu aproveitamento integral e principalmente da importância de uma alimentação balanceada e saudável para o desenvolvimento integral da infância-adolescência. Todo esse trabalho é construído no cotidiano da escola, através de uma prática diária de conscientização através do conhecimento com as nossas crianças, onde constroem todo o processo de aprendizagem coletivamente.

O aluno na Mosaico planta, observa o desenvolvimento do seu plantio, colhe a sua produção de hortaliças e leva para a cozinha da escola, onde tem a oportunidade de compreender sobre a sua alimentação em uma produção no qual teve um envolvimento para além de simplesmente “alimentar-se”, passando a ser uma relação de aprendizagem em uma dimensão muito mais ampla, à medida que compreende todo o ciclo do alimento, desde o adubo da terra, do plantio, até a colheita para, então, a chegada à “mesa” na alimentação. Esta condição de entendimento colabora não só para o desenvolvimento pleno da aprendizagem acercados conhecimentos conceituais e práticos mas, principalmente, na ampliação do repertório alimentar,ao passo que a criança cria uma relação de proximidade e de pertencimento com o alimento que plantou, disponibilizando, assim, a experimentação. Também, a Sala de Aula Cozinha, apresenta-se um grande laboratório; para além da colheita, os alunos produzem o lanche da tarde diariamente. Através de receitas diárias planejadas em nosso cardápio, os alunos realizam saborosos lanches, integrando conhecimentos de linguagem e raciocínio logico matemático, trazendo a concepção da proposta Mosaico em que o saber se sustenta pela prática, onde a internalização do conhecimento torna-se prazerosa e ao mesmo tempo autoral. Este trabalho conta com o acompanhamento de nossos profissionais,  tanto de Agrofloresta quanto de Nutrição.

Sala de aula cozinha

O Biochef  é um trabalho muito ampliado de conscientização acerca da alimentação e suas diferentes relações com a natureza e suas necessidades para a manutenção da vida e saúde da criança.

 

O trabalho do Biochef vem da Horta orgânica – através da integração com a agroecologia – e de toda uma cultura que envolve a alimentação saudável, perpassando a educação nutricional até chegar na preparação do próprio lanche, onde, com integração com as diferentes áreas do conhecimento, a aprendizagem se dá de maneira prazerosa e concreta, chegando à vivência no reconhecimento e experimentação do alimento no prato.

 

Seguindo o conceito de sustentabilidade, é feito um trabalho de conscientização envolvendo os resíduos alimentícios, reconhendo a importância do não desperdício do alimento, ao mesmo tempo em que este serve de parâmetro de aceitabilidade à ampliação do repertório alimentar dos alunos.

 

O lanche da tarde é produzido em sua integralidade pelos alunos; desde o plantio à colheita e preparação da receita escolhida, os alunos desenvolvem, junto à professora e Nutricionista da Mosaico, todas essas integrações e vivências.