A Arte Na Mosaico

Gracia side 1

Sabemos que a arte revela o que há de original em cada ser, em cada objeto. É no Atelier que a experimentação propulsiona atingir o mais íntimo da criança, estimulando-a no processo de educação através da arte, e criando possibilidades para a expressão das emoções e sentimentos da criança visando ao aprimoramento de sua percepção, dinamizando a sua imaginação através das experiências criadoras de arte e ciência, provocando um autoconhecimento, levando a criança a explorar o seu mundo interior e simultaneamente integrar-se ao mundo que habita.

Por meio da arte-educação, formamos homens e mulheres criativos, inventivos e descobridores de novas verdades. Integramos os saberes, envolvendo as manifestações culturais – locais, nacionais e globais – o contexto histórico social e o repertório do aluno, numa reflexão crítica do fazer artístico, sem estereótipos, buscando sempre o respeito ao sentimento e ao desenvolvimento de cada um, despertando na criança a liberdade de expressão, a criatividade, a espontaneidade e a apropriação do conhecimento, com o intuito de formar sujeitos com uma leitura de mundo crítica e consciente dos seus posicionamentos e escolhas diante da vida.

No atelier da Mosaico trabalhamos; a cor, a forma, o espaço, o volume, a textura, a perspectiva, a sombra, a luz, a linha, sempre experimentando técnicas variadas, não a ‘técnica pela técnica’, mas pelo processo do trabalho que está sendo realizado pela criança, respeitando seu desenvolvimento gráfico, criando possibilidades e novas descobertas, relacionando os conceitos das artes plásticas com as experiências naturais, com tinta, com argila, materiais bidimensionais e tridimensionais, as sementes, as folhas, os frutos, relacionados constantemente ao meio ambiente, que nos possibilita tantos elementos para criarmos e recriarmos.

Ademais, aprofundamos os conhecimentos através do estudo da história da arte e refazendo os movimentos históricos, de grandes transformações que a arte teve fundamental importância.

O atelier é parte fundamental na Mosaico tanto na integração com as demais áreas do conhecimento, quanto no desenvolvimento dos projetos que acontecem na escola, proporcionando excursões culturais, feira de arte e ciências, feira do livro, feira cultural, festa junina e exposições fazem parte do projeto pedagógico cultural, tornando os alunos coautores, pois são sujeitos do processo, capazes de criticar, opinar, optar, refletir e descobrir soluções inovadoras e originais a partir de suas experiências vividas.

Percebemos a importância da estética, expondo todos os trabalhos realizados no ateliê numa exposição permanente, com a participação dos alunos e de artistas, valorizando a importância da Arte na educação.

Hoje, 80% do material utilizado no ateliê é proveniente de reaproveitamento, buscando a formação do sujeito ecológico. Acreditamos que não é só através da arte que formamos homens criativos, todas as linguagens se integram de uma forma onde o processo é fundamental para novas descobertas dentro de uma filosofia humanista. Através de reflexões, observações, raciocínio, intuição, conhecimento e fantasia, respeitando a cultura popular brasileira.

Além da linguagem plástica, trabalhamos também a linguagem teatral. Teatro na educação com objetivo da socialização, através de gestos, palavras, que fundamentam o trabalho para a descoberta de si mesmo e dos outro, aprendendo a respeitar as diferenças individuais, através de jogos dramáticos, relaxamento, jogos de integração, criação de textos. A linguagem musical também é fator principal da proposta da mosaico, relembrando o ritmo, o som, os sons da natureza e do nosso corpo.

O caminho que percorremos e observamos no espaço da escola, os elementos da natureza, que nos fazem perceber o nosso universo. A cultura na Mosaico é fundamental para que haja uma conscientização da importância do respeito a etnia, a raça, a origem do nosso povo. Trabalhamos a cultura de forma que o aluno possa fazer uma viagem entre os povos para entender melhor a si mesmo. É através do conhecimento de outras culturas que entendemos melhor a nossa cultura. A cultura Brasileira tem a influência do índio, do africano e do europeu, o que resultou na diversidade do nosso povo. Todas as origens devem ser respeitadas, familiarizando a criança visualmente, corporalmente e musicalmente para o mundo em constante transformação.

Gracia Baldez

Fundadora e diretora cultural da Escola Mosaico, Gracia Baldez é arte educadora com 48 anos de profissão, atuou ao lado de grandes nomes da educação brasileira, como Paulo Freire, Darcy Ribeiro, Myrthes Wenzel.

Ao longo de sua vida profissional, desenvolveu uma metodologia própria, onde a experimentação e a sustentabilidade são fundamentais para a educação – através da arte – para um novo tempo.