Educação Infantil

Na Escola Cultural Mosaico o olhar para a Criança é inspirado na infância. Neste período deve-se assegurar a vivência plena de todo o potencial criativo que a infância carrega, possibilitando o seu protagonismo, e que este se preserve ao longo da vida.

Entendemos que é na educação infantil onde tudo se inicia. É na primeira infância que a Criança constrói toda a sua rede de símbolos e significados, fundamentais para a formação da condição humana. É nas relações estabelecidas entre seus pares, nos vínculos afetivos que vivencia com seu entorno, com os espaços de interação e de convivência, com os sujeitos e ambientes, com a Natureza, que a Criança constrói a sua forma de ver, sentir e compreender o mundo.

Pensamos a escola como um local de liberdade, de descoberta e experimentação, onde a Criança possa exercer, na plenitude, sua capacidade investigativa e inventiva, podendo construir o seu conhecimento sem ser subestimada, ao contrário, potencializamos toda e qualquer expressividade infantil, para que se sinta respeitada em seu desenvolvimento, levando em consideração as suas singularidade e o seu alto poder imaginativo e criativo, e sendo respeitada e acolhida no seu direito de viver uma infância feliz no ambiente escolar.

Vemos a Criança como produtora de cultura, como protagonista de sua aprendizagem mediada pela cultura do mundo, pelo ambiente educativo que a cerca.

 Neste sentido, compreendemos que a construção do conhecimento é um processo natural de cada Criança e que retrata a elaboração de sua trajetória pessoal e identitária no seu processo de aprendizagem. Nessa perspectiva, a Cultura da Infância é fundamental, ao passo que asseguramos o respeito à Criança como sujeito ativo e criador em seu processo de construção dos conhecimentos a partir das aprendizagens significativas. Assim, suas múltiplas linguagens, curiosidade, espontaneidade, alegria, essência e identidade são potencializadas e garantidas como um direito fundamental da infância. 

A Criança, em nossa concepção, não é um “vir a ser”. Para nós, ao contrário, a Criança vivencia a sua infância no tempo presente e com plenitude, através da experimentação, das descobertas, do brincar, do encorajamento, de formulação de hipóteses, da exploração e percepção do mundo através do imaginário e da Natureza e, principalmente, no prazer de conhecer e se reconhecer no mundo. 

Na Mosaico a relação da Infância e Natureza é fundamental para a construção de um verdadeiro ecossistema educativo voltado para o diálogo com a essência inventiva e construtiva da Cultura da Infância.