Ensino Fundamental

A Escola Cultural Mosaico atua para que a Criança, com independência e autonomia, construa o seu repertório de conhecimentos, utilizando com propriedade os meios instrumentais, informativos, de comunicação e de pesquisa, de forma que os saberes de todas as áreas não permaneçam fragmentados, mas formem um todo articulado, contextualizado com o mundo e com a realidade que o cerca. 

Desafiamos constantemente o educando para as descobertas de novas possibilidades, sempre dialogando com as transformações da atualidade, ampliando a sua visão de mundo e a sua capacidade de avaliar, questionar, criticar e opinar, assumindo assim o protagonismo da sua aprendizagem, de forma que a criança-adolescente possa se autodeterminar.

Cada Criança é única e singular. Buscamos o seu desenvolvimento real e estimulamos sua capacidade de desenvolvimento potencial, aprimorando suas habilidades e potencialidades, reconhecendo o seu processo de autoria e postura crítica diante do conhecimento adquirido, para posteriormente construir o seu repertório e discurso a respeito dos seus entendimentos, fortalecendo-se tanto nas individualidades quanto no pensamento crítico dialético e coletivo.

Criamos o que Vygotsky chama de “comunidade de investigação”, ou seja, possibilitamos uma metodologia centrada na problematização, conduzido pela metodologia de projetos, de forma que os alunos são permanentemente incentivados a trabalharem acima e adiante das suas potencialidades, favorecendo a “zona do desenvolvimento proximal” da Criança e o movimento de co-criação, de saberes e de descobertas de novas verdades.

O currículo integrado favorece a ação pedagógica diversificada, uma vez que compreendemos o conhecimento em rede, num processo global e dinâmico, permitindo o constante diálogo com o mundo que o cerca.

O aluno na Mosaico compreende e vê sentido nas atividades que realiza, uma vez que o conhecimento é vivenciado na prática, levando a Criança a experimentar e construir as suas próprias hipóteses, verificando através das suas próprias problematizações os resultados palpáveis, ou seja, concretos, tornando a aprendizagem estimulante e envolvente, tendo a consciência de que está construindo o seu conhecimento para a vida, desejando cada vez mais aprender.