o fazer mosaico

A proposta Pedagógica da Escola Cultural Mosaico expressa o seu compromisso com o caráter emancipatório humanista da educação, defendendo uma visão de mundo que potencializa a atuação dos envolvidos enquanto sujeitos conscientes de seus atos, capazes de escolher e opinar criticamente diante do universo que o circunda, colaborando para a formação integral, assim como para a autoformação em uma perspectiva identitária da infância e da adolescência.

Devemos estar em constante diálogo com o mundo que nos cerca, acompanhando as constantes transformações de um mundo em mudanças, sendo imprescindível assegurar uma prática que se fortalece e se revê no reconhecimento da diversidade, na compreensão do pensamento complexo, nas relações entre seus pares, no respeito e integração com a natureza, com a arte, com a subjetividade e sensibilidade, e no conhecimento de todos os aspectos que compreendem uma formação integral e humanista para a construção de um mundo mais solidário, justo e sustentável.

 

Entendemos que para formar Crianças é preciso olhar para a escola e ver o mundo. Construir caminhos para um mundo possível, seguindo a possibilidade de transformar sonhos em realidade. Caminhos que significam reescrever a história, mediados pelos seus sonhos, pois, como diz Paulo Freire: “Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.”